Semifrio de caramelo

Parece que o mau tempo nos abandonou por uns dias.
Quando paira no ar um cheirinho a verão um semifrio é sempre um miminho, uma tentação.

Hoje deixo-vos, caros leitores, com mais uma das minhas aventuras na culinária. É um bolo para 12 fatias que se faz mais ou menos numa hora e que é uma delicia!!

Ingredientes
  • 330g de açúcar;
  • 160 mL de água;
  • 8 folhas de gelatina;
  • 800 ml de natas;
  • 200g de bolacha maria;
  • Café (de preferência forte);
  • Caramelo líquido para decorar q.b.
Modo de preparar:
  1. Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar, mexa regularmente e deixe ferver até que se forme caramelo. Enquanto o tacho está ao lume aproveite para colocar as 8 folhas de gelatina em água fria. Quando o açúcar estiver no ponto de caramelo, junte 200 mL de natas com cuidado e mexa. Depois, acrescente ao preparado as folhas de gelatina escorridas. Misture tudo e depois de bem envolvido deixe arrefecer um pouco. *NOTA: Tenha atenção para que o caramelo não fique muito escuro porque caso tal coisa ocorra o semifrio ficará um pouco amargo.
  2. Bata as restantes natas até que fiquem volumosas. Quando o creme de caramelo estiver quase frio, envolva-o com as natas.
  3.  Coloque 1/3 do creme de caramelo no fundo de uma forma com aro amovível ou num recipiente à sua escolha. Embeba metade das bolachas em café e coloque por cima. Espalhe mais 1/3 de creme.Embeba as restantes bolachas e espalhe por cima. Por fim, cubra tudo com o restante creme e alise.
  4. Leve ao frigorífico durante 6 horas. Decore o seu bolo à sua escolha. Pessoalmente, coloquei bolacha ralada, pepitas de chocolate e caramelo liquido com ainda 2 morangos no centro do bolo! Ficou simples mas espantoso.Depois da sobremesa solidificada, passe com uma faca à volta do aro e desenforme.






E está pronta a servir.



Bom apetite!! 

0 Comentários
Comentários

0 comentários :

Enviar um comentário